DanceAbility

Este slideshow necessita de JavaScript.

O que é DanceAbility?

DanceAbility é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a exploração artística entre pessoas com e sem deficiência. Desde sua criação em 1979, a Companhia Joint Forces e seu diretor Alito Alessi, têm mantido como propósito cultivar o comum desenvolvimento da dança e o movimento para a expressão criativa de todas as pessoas.

DanceAbility oferece um caminho de inclusão a partir de exercícios simples num ambiente respeitoso, seguro e acolhedor.  Sem movimentos pré-determinados, em DanceAbility, a capacidade para dançar de cada indivíduo se define menos por suas qualidades técnicas do que por sua presença, sua escuta aos outros e à atmosfera criada pelo grupo. Enquanto acolhe-se a riqueza da diversidade, preconceitos são colocados em jogo, transformados a partir da experiência com o outro.

DanceAbility   está sendo desenvolvido nos Estado Unidos há mais de 25 anos, estando hoje presente em diversos países. No Brasil o método chegou na década de noventa e no início de 2011 aconteceu a primeira Certificação de Professores, na cidade de Florianópolis, SC.

Sobre Alito Alessi

Dançarino profissional há 30 anos. Reconhecido internacionalmente como professor e coreógrafo pioneiro na pesquisa da dança para pessoas com e sem deficiência, recebeu diversos prêmios e bolsas por seu trabalho. Atualmente, mora em Eugene, Oregon, EUA e durante alguns meses do ano, viaja pelo mundo compartilhando o método DanceAbility. Alito também tem formação em educação infantil, terapia e massagem terapêutica. Começou o Curso de Certificação de Professores do DanceAbility em 1997, tendo habilitado pessoas de 19 países ao método. Seus alunos são coreógrafos e performers da Cerimônia de Abertura das Paraolimpíadas. Alito tem produzido festivais de dança, participado como palestrante em conferências, escrito artigos para revistas e livros, além de supervisionar documentários sobre DanceAbility.

Sobre a professora em Campinas/SP

Marília Carneiro é bacharel em Dança pela Faculdade Angel Vianna (RJ). Pesquisa o Contato Improvisação e os processos de criação coletiva há 11 anos. Esteve em Residências Artísticas em Paris/França em 2008, 2009 e 2010, com apoio do Ministério da Cultura do Brasil, trabalhando com a Cie À Fleur de Peau e a Cie Fábrica Teatro. Participa de workshops de DanceAbility há 4 anos, trabalhou na tradução do manual DanceAbility inglês-português e concluiu a Certificação de Professores em Florianópolis 2011.

Deixe um comentário